top of page

O papel da Pedagogia Hospitalar no contexto da equipe multidisciplinar

  • Foto do escritor: Redação DNR
    Redação DNR
  • 3 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

The importance of Hospital Pedagogy in the context of The multidisciplinar team

ree

Autor:

Douglas do Nascimento Reis, FUNIP

Coautores:

Danielle Portela de Almeida, UEA

Susamara Lourdes Teixeira da Silva Dorattioto, UNOPAR

Israel Levi Nogueira Amancio, UFC

 

douglasreis.dnr@gmail.com

 

RESUMO

INTRODUÇÃO: A Pedagogia é a ciência e a arte de educar, ensinar e guiar o ser humano em seus anos iniciais. Envolve métodos e estratégias utilizados para o ensino e aprendizagem. No ambiente hospitalar, tem importante significado, pois, ao exercer suas atividades, o pedagogo é desafiado a interagir com profissionais da área da saúde num processo onde o todo é pensado e planejado para a integridade e bem-estar do paciente. OBJETIVO: Analisar os principais conceitos e práticas da pedagogia hospitalar no contexto  da equipe multidisciplinar. METODOLOGIA: Realizou-se uma revisão sistemática nas bases de dados “SciELO”, “LILACS” e “Medline”, sendo selecionados os artigos dos últimos quatro anos, utilizando-se os descritores: pedagogia hospitalar, equipe multidisciplinar, cuidados clínicos. Realizou-se a triagem de artigos e foram selecionados os que mais se aproximavam da temática em questão. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A equipe multidisciplinar, no contexto clínico e hospitalar, é composta por profissionais de diferentes áreas do conhecimento - todos colaborando para oferecer o melhor atendimento possível ao paciente em sua plena recuperação - inclusive da educação, como o pedagogo, que visa proporcionar a continuidade na educação para crianças e adolescentes hospitalizados, ajudando-os a manter um senso de normalidade e conexão com o mundo exterior. Esse trabalho é conhecido como pedagogia hospitalar. No Brasil está presente desde a década de 1950, com a criação das primeiras classes hospitalares no Rio de Janeiro. No entanto, a prática só foi oficialmente reconhecida pelo MEC em 1994 e regulamentada em 2002. A Lei Federal N.° 13.716 de 2018 assegura a assistência educacional a alunos da educação básica que estejam internados por longos períodos. Isso significa que crianças e adolescentes hospitalizados têm o direito de continuar sua educação, mesmo durante a internação. As publicações selecionadas destacaram a importância da equipe multidisciplinar em fornecer todos os recursos necessários ao pedagogo, juntamente com a instituição de saúde, para o desempenho do seu papel na educação e assistência do paciente. CONCLUSÃO: Diante do exposto, pode-se afirmar que a pedagogia hospitalar é essencial ao tratamento do paciente, pois garante que crianças e adolescentes hospitalizados continuem seu desenvolvimento educacional e social, minimizando os impactos da hospitalização em suas vidas, promovendo a humanização do atendimento hospitalar e oferecendo suporte emocional e educativo, o que pode acelerar a recuperação. Além disso, a pedagogia hospitalar envolve a família no processo, fortalecendo o apoio ao paciente.

 


PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia Hospitalar; Equipe Multidisciplinar; Cuidados Clínicos.



Publicado originalmente em 03/10/2024 nos Anais do III Congresso Internacional de Saúde Pública e Coletiva no SUS - COINSUS. ® Direitos reservados ao autor.

Comentários


20221011172911.png

© 2026. Powered and developed by DNR Comunicação e Participações S.A.

Rua Delfim Mário de Pádua Peixoto, 500 - Bravamall Shopping Center - Praia Brava - Itajaí, SC

CEP: 88306-806

  • Instagram
  • LinkedIn
20240721204301.png
bottom of page