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A atuação fonoaudiológica para crianças na atenção básica e seus desafios estruturais

  • Foto do escritor: Redação DNR
    Redação DNR
  • 23 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 30 de jan.

The Speech Therapy Work for children in primary care and its structural challenges

 


Autor:

Douglas do Nascimento Reis, FUNIP

Coautores:

Danielle Portela de Almeida, UEA

Sabrina Regis do Nascimento, UNP

       Luciana Rocha Alves, UNIFACID

       Luana Aguiar de Souza, UFC

       Alessandra Beatriz dos Santos Rondon Souza, UFF

       Hayonnara Andrade Carvalho, AFYA

       Júlia Tudesco Chamhum Basílio, UFJF

 

 

RESUMO

INTRODUÇÃO: Atualmente, a atuação do fonoaudiólogo no atendimento infantil se destaca como uma área essencial da saúde pública e privada. Com o avanço das tecnologias e das técnicas de diagnóstico, os fonoaudiólogos têm desempenhado um papel vital na detecção precoce e no tratamento de distúrbios de comunicação e deglutição em crianças. Este trabalho não apenas melhora a qualidade de vida das crianças, mas também é fundamental para o seu desenvolvimento acadêmico e social. OBJETIVO: Analisar os principais desafios encarados pelos profissionais envolvidos no atendimento e cuidado de crianças com necessidades fonoaudiológicas. METODOLOGIA: Realizou-se uma revisão sistemática nas bases de dados “SciELO”, “LILACS” e “Medline”, sendo selecionados os artigos dos últimos dois anos, utilizando-se os descritores: fonoaudiologia, infantil, tratamento e diagnóstico. Realizou-se a triagem de artigos e foram selecionados os que mais se aproximavam da temática em questão. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O fonoaudiólogo enfrenta desafios significativos. A atenção básica muitas vezes não possui infraestrutura adequada para suportar a demanda crescente por serviços de fonoaudiologia, tanto na rede pública quanto na particular. Faltam recursos materiais e humanos, o que pode atrasar diagnósticos e tratamentos essenciais. A baixa procura por cuidados fonoaudiológicos infantis no Brasil pode ser atribuída a vários fatores: a) Falta de conscientização: muitos pais e cuidadores não estão cientes da importância da fonoaudiologia e dos sinais precoces de distúrbios de comunicação e deglutição; b) Acesso limitado: em algumas regiões, o acesso a serviços de fonoaudiologia é restrito devido à falta de unidades de saúde equipadas e profissionais especializados; c) Estigma: há um uma série de tabus associada ao uso de serviços de saúde mental e de desenvolvimento, o que pode fazer com que os pais hesitem em procurar ajuda; d) Custo: embora muitos serviços públicos ofereçam atendimento gratuito, o custo de consultas particulares pode ser um impedimento para algumas famílias; e) Desinformação: a falta de informações claras e acessíveis sobre os benefícios da fonoaudiologia pode levar a uma subutilização dos serviços disponíveis. CONCLUSÃO: Para superar esses obstáculos, é imprescindível que haja investimentos contínuos em formação profissional e na modernização das unidades de saúde. Parcerias entre governos, instituições de ensino e organizações não governamentais também podem ajudar a expandir o alcance desses serviços. Por fim, campanhas de conscientização pública podem educar a população sobre a importância da fonoaudiologia, facilitando o acesso aos cuidados necessários desde a primeira infância.

 


PALAVRAS-CHAVE: Fonoaudiologia; Tratamento e Diagnóstico, Pediatria



Publicado originalmente em 23/08/2024 nos Anais do III Congresso Internacional de Saúde Pública e Coletiva no SUS - COINSUS. ® Direitos reservados ao autor.

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